Hoje no brasil apenas Santa Cataria é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal como estado livre da doença sem vacina.
A região Nordeste está prestes a entrar para a lista dos "livres da febre aftosa com vacinação", juntamente com Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins, Distrito Federal, região Centro-Sul do Pará e os municípios de Guajará e Boca do Acre, no Amazonas, para que isso aconteça o Ministério da Agricultura firmou um pacto, na última semana, com os secretários de Agricultura da região Nordeste, para investir em iniciativas e ampliar a classificação dos Estados ainda considerados de risco médio para a doença. "Vamos consolidar, por exemplo, a base de dados do rebanho desses Estados, intensificar as ações de vigilância e fiscalização e adequar a estrutura dos serviços veterinários oficiais" diz o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim.
A vacinação é de extrema importância para que as fronteiras do mercado da carne brasileira possam ser ampliadas, destacando ainda mais a qualidade de produção no Brasil.
Foto: Fazenda Santa Rita/Muitos Capões-RS por: Teka Paim
Coreia do Sul: epidemia de aftosa pode estar declinando |
A epidemia de febre aftosa da Coreia do Sul atingiu seu pico. Um porta-voz do Ministério de Alimentos, Agricultura, Silvicultura e Pesca da Coreia do Sul informou na última segunda-feira que um total de 3.395.021 cabeças foram abatidas para prevenir a disseminação da doença. "Estamos cautelosamente prevendo que a febre aftosa declinará no começo do próximo mês assim que a vacinação estiver completa no final desse mês", disse o ministro da Agricultura, Jeong-Bok Yoo.
por:beefpoint
Nenhum comentário:
Postar um comentário